Image Map

29/12/2011

Descubra quais músicas tiveram as temperaturas mais quentes do ano segundo o POPLine!

Matéria por: POPLine (Alex Alves)
O que é uma uma crítica musical? Bom, uma crítica é a opinião de quem escreve sobre os elementos de um determinado single. Em 2011, o POPLine escolheu 44 músicas de destaque nacional e/ou internacional para Alex Alves analisar. Foram levados em conta pontos como melodia, harmonia, vocais, ritmo, altura, intensidade, sinestesia, performance e o conjunto da obra. O sucesso não é considerado, sim a qualidade.
Analisamos pop, rock, dance, sertanejo, artistas mainstream, artistas sem gravadora, hits e fracassos.
Um fato curioso é que das 10 maiores notas obtidas no Termômetro em 2011, os intérpretes de 7 foram indicados ao Grammy 2012.

30º lugar
Desde que foi calculadamente lançada como o suposto affair de um dos Jonas Brothers, Demi Lovato se consolidou como uma das artistas mais sem graça que a Disney já teve em seu cast. Desde então a cantora/atriz lançou uma meia dúzia de singles irrelevantes, álbuns esquecíveis e viu sua imagem cair em esquecimento, quase tão rapidamente quanto o trio que a acompanhou no filme "Camp Rock" no ano de 2008.
Eis que a cantora começou a figurar nos noticiários de todo o mundo por problemas pessoais, depressão e afins, acabando internada em uma clínica de reabilitação. Momento mais do que oportuno para lançar um single de superação e utilizar-se do famoso ‘comeback’ para garantir mais alguns minutos de fama.
“Como se eu fosse feita de vidro, como se eu fosse feita de papel, vá em frente e tente me derrubar. Vou me levantar do chão como um arranha-céu” clama a cantora em um claro pedido de piedade por seu momento de superação no intuito de que o público desembolse alguns centavos em troca de seu trabalho.
Demi Lovato consegue, com clamor, passar uma impressão de fragilidade e vulnerabilidade com sua limitada voz no single. A canção, a propósito, traz de volta as produções dignas da Disney da década de 90: repleta de elementos instrumentais crescentes com referências clichês das baladas de sempre.  Algo não visto há bons tempos, desde que a moda passou a ser partir para o mercado eletrônico (o que já não vem trazendo grandes resultados, como vem amargando a também Disney Club Miley Cyrus).
Coragem de nadar contra a maré, Lovato teve. Isso é louvável. E os resultados vieram com menos de 24 horas: o single derrubou Adele e LMFAO e atingiu o #1 do iTunes americano logo em seu primeiro dia de vendas. Mas a cantora não precisa se animar. Será preciso muito trabalho para mantê-la no mercado com toda a falta de star-quality que ela apresenta. Nem todos conseguem utilizar a enfadonha fórmula do comeback eternamente como, por exemplo, a também ex-Disney, Britney Spears, que há mais de 5 anos ‘recupera-se’ de seus maus momentos pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário